Grupo Onças Pintada vai integrar Caravana da Saúde

O Grupo Onças Pintada, ONG que atua na prevenção de câncer de mama está fazendo parte a Caravana da Saúde, uma ação organizada pelo governo do Estado em parceira com diversas instituições que vai realizar mutirão de saúde dos municípios para atender os casos de baixa e média complexidade e assim reduzir a espera por atendimento médico. O projeto foi lançado nesta tarde durante cerimônia no Buffet Yotedy, em Campo Grande.

Junto com as outras entidades que participam da Caravana, o Grupo Onça Pintada vai percorrer as 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul levando atendimento gratuito para mulheres, que dentro da unidade móvel da ONG poderão fazer exames preventivos de câncer de mama.

O presidente do Grupo Onça Pintada, Rodrigo Machado, explicou que a parceria com o governo do Estado vai reforçar ainda mais o trabalho que já é feito pela entidade e beneficiar um número ainda maior de mulheres. “O Grupo Onça Pintada já trabalha há muitos anos dessa forma, realizando mutirões nos municípios e agora vai integrar esse projeto idealizado pelo Governador Reinaldo Azambuja, com o objetivo de beneficiar um número ainda maior de mulheres. A caravana vai reunir as pessoas e despertar nelas o interesse de cuidar da saúde, mostrando que o governo do Estado está preocupado com isso. Para nós, essa é a oportunidade de mostrar para essas pessoas que a prevenção também é essencial”, disse Rodrigo Machado.

De acordo com o cronograma de atendimento, a Caravana vai percorrer os municípios de Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas. Todo o atendimento será realizado dentro de veículos adaptados, como o ônibus do Grupo Onça Pintada, que comportam consultas, diagnósticos e cirurgias.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, o projeto é inédito no Estado e só foi possível graças ao empenho e de voluntários e parceria com instituições. “Esse projeto, apesar de complexo na estruturação, é um projeto simples que vai garantir saúde para a população”, disse.

Serão oferecidos atendimentos nas áreas de Ortopedia, Oftalmologia, Urologia, Cirurgia Geral e Ginecologia. Além de consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas. A primeira cidade a ser visitada será Coxim, na Região Norte. O Projeto será iniciado no próximo dia 29.

Ao lançar a Caravana da Saúde, o governador anunciou que serão investidos no projeto R$ 82 milhões em emendas parlamentares, somado a outros R$ 82 milhões destinados pelo governo do Estado. “Só a Caravana não vai resolver, mas vai acelerar os atendimentos. É um trabalho coletivo a favor das pessoas. Mas não adianta apenas a caravana passar. É necessária uma reestruturação dos pólos regionais, porque saúde é prioridade do governo do Estado”, ressaltou.

Confira também

Detran-MS faz mutirão de renovação de CNH

O Detran-MS está promovendo mutirão de renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para motoristas …