Governo deve enviar projeto de redução do ICMS do diesel em abril

Em reunião nesta quarta-feira (4/3), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou que deve enviar o projeto de redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre o óleo diesel para aprovação da Assembleia Legislativa em abril.

A promessa ocorreu nesta tarde na Governadoria, após encontro pleiteado pela categoria dos transportes aos deputados na manhã de hoje.

“Vamos fazer nossa parte e reduzir o imposto sobre o diesel, mas precisamos contar com toda a cadeia produtiva para que a redução chegue na bomba ao consumidor. Não posso definir o percentual de redução, só após análises teremos certeza e aí o projeto deve seguir para os deputados o quanto antes”, ressaltou o governador. A categoria pede diminuição de 17% para 12%.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), agradeceu a sensibilidade do governo em atender a pauta e disse que não deverá haver dificuldades em aprovar o projeto, já que beneficia a sociedade.

O empresário do ramo de transportadoras em São Gabriel do Oeste, Lúcio Lagemann, calculou que atualmente o diesel impacta em 52% do valor do frete de seus caminhões.

“Um estudo conjunto com todos do setor será feito para garantir que também abaixe o preço do frete e aumente o consumo, para que a redução da alíquota cumpra o objetivo”, ressaltou o deputado Paulo Corrêa (PR), presidente da Comissão Turismo, Indústria e Comércio da Casa de Leis.

Outras reivindicações da categoria ao Governo trataram sobre a redução do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em 50% para empresários com menos de 30 caminhões na frota, já que hoje o benefício é para apenas os que detêm acima disto.

“Saímos satisfeitos da reunião, pois ele prometeu a redução do imposto e a paridade do IPVA para todos. Nós da cooperativa temos 400 caminhões cooperados e nenhum benefício, porque não são de um mesmo dono”, afirmou Carlos Lima, diretor da Coopatran (Cooperativa dos Transportadores do Estado do Pantanal).

A outra pauta pleiteada pela categoria foi a redução do valor da vistoria dos veículos, ocorrida a cada cinco anos, porém o governador relembrou que esta é uma questão nacional e que deve ser reivindicada em Brasília (DF).

Confira também

Em exposição sobre uso do 5G, Soraya Thronicke busca mais informações sobre pecuária digital

Ao visitar no fim da tarde de ontem (05/05) a exposição “Digital Day”, realizada no …