Exposição faz público mergulhar no mundo científico

A ExperCiência, uma exposição de experiências científicas promovida pelo Senai e Shopping Bosque dos Ipês, está contribuindo para que a população de Campo Grande possa mergulhar no fantástico mundo das ciências. Iniciada na sexta-feira (20/03) e com duração até 26 de abril, a iniciativa apresenta aos visitantes do Shopping 29 experiências, que possibilitam a compreensão de alguns experimentos da física.

Para o professor de artes Joelson Pereira Alves, 32 anos, foi uma grata surpresa se deparar com a exposição no Shopping. “Não sabia que estavam com esse trabalho aqui. Posso dizer que é algo extraordinário”, declarou. A vendedora Caroline Avalos, 21 anos, também ficou surpresa com a forma leve como a física foi apresentada. “Fui ver a experiência que arrepia o cabelo e a considerei impressionante”, disse, referindo-se ao gerador de Van de Graaff, que produz eletrostática.

No equipamento, um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico faz a correia se movimentar, enquanto a segunda está dentro de uma esfera metálica oca. Por meio de pontas metálicas, a correia recebe a carga elétrica de um gerador de alta tensão. A partir daí, a correia eletrizada leva a cargas até o interior da esfera metálica, onde são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a parte externa da esfera.

A estudante Nathália Andrade Brites, 9 anos, que estava acompanhada pelo pai Fleber Souza de Brites, 36 anos, e pela irmã Gabriele Andrade Brites, 2 anos, também ficou maravilhada com a exposição. “Nunca tinha visto algo parecido. Tudo é muito legal”, disse, citando a bola surpresa – uma turbina que lança um fluxo de ar para cima e uma bola fica suspensa por causa da diferença de pressão entre a parte superior e a inferior. O pai das meninas ressaltou a importância da exposição. “Não vivenciamos essas coisas no nosso dia a dia. Aqui temos a oportunidade de compreender muitas das experiências. Minha filha ficou encantada”, afirmou.

Simuladores

Além das experiências, os visitantes também puderam conferir os cinco simuladores apresentados pelo Senai e utilizados pelos alunos nos cursos de qualificação profissional relacionados à operação de máquinas pesadas como retroescavadeira, motoniveladora, trator de esteira, caminhão basculante e escavadeira. A técnica em enfermagem Jeane Camilo da Silva, 29 anos, disse que aparentemente parece algo simples de operar, mas que apresenta suas dificuldades. “O simulador é importante para as pessoas que pensam em seguir nessa profissão, assim as pessoas podem verificar se tem habilidade para esse tipo de trabalho”, disse ao manusear o simulador de retroescavadeira.

Essa também é a opinião do bombeiro militar Adriano Coelho Alaman, 38 anos. “É bom as pessoas conhecerem os simuladores, pois assim podem ver se gostam e quem sabe, até procurar um curso para trabalhar com isso”, pontuou. A babá Nilva Rodrigues, 42 anos, ressaltou a importância da presença dos simuladores. “A pessoa precisa saber se tem habilidade para trabalhar com uma máquina dessas”, analisou.

Serviço – A ExperCiência está montada no Shopping Bosque dos Ipês, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4.796, Bairro Novos Estados, em Campo Grande (MS)

Confira também

Com decisão do STJ, Beto Pereira volta a responder por improbidade administrativa

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) reformou acórdão e restabeleceu decisão da Justiça Estadual para …