Deputadas comandam dia 10 sessão em homenagem às mulheres

As deputadas Mara Caseiro (PTdoB), Antonieta Amorim (PMDB) e Grazielle Machado (PR) comandam na próxima terça-feira (10) sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontece a partir das 9h, no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Quinze mulheres que se destacam por sua atuação na educação, cultura, segurança pública, entre outras áreas, serão agraciadas com o Troféu Celina Jallad. “São mulheres que transformam nossa sociedade, que atuam de maneira decisiva para que nosso estado seja cada vez mais justo e mais humano”, comentou Mara Caseiro.

A honraria, instituída pela resolução 03/2011, é uma homenagem à deputada que faleceu em 28 de fevereiro de 2011 e que se destacou no Legislativo estadual pela contundente atuação em defesa dos direitos das sul-mato-grossenses.

O desembargador Ruy Celso Florence foi convidado a fazer uma palestra sobre o combate à violência contra as mulheres. Também deve participar da sessão a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Heloísa Castro Berro. Na ocasião, ela deve falar sobre o trabalho da primeira unidade do projeto, instalada recentemente em Campo Grande para atender, amparar e encaminhar mulheres vítimas de violência doméstica.

Outra questão importante, a ser abordada durante a sessão, será a representatividade feminina não apenas no mercado de trabalho, mas nas decisões políticas do Brasil.

Para Mara Caseiro, este é um ponto crucial para que a mulher se coloque na sociedade em condições de igualdade. Ela diz que ainda há muito o que avançar nas discussões em torno desse assunto, mas defende a cota de 30% de vagas para as mulheres nos parlamentos.

A deputada também lembrou que há poucos anos, as mulheres nem mesmo podiam votar, mas que hoje podem não só escolher seus representantes, mas também ser votadas e representar suas comunidades.

“O Legislativo é o reflexo da sociedade, por isso defendemos essa cota. Queremos igualdade de direitos, de agir e de pensar”, afirmou.

Mara vai homenagear cinco mulheres de destaque durante a sessão da próxima terça-feira. São elas: Adelina Avesani Spengler (Educadora), Tânia Garcia de Freitas Borges (Desembargadora), Tatiana Cappi de Campos (Sargenta), Ana Maria Fernandes da Silva (Artesã) e Liz Derzi de Mattos (Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres).

Confira também

Câmara Municipal de Campo Grande nomeia mais 43 servidores

A Câmara Municipal de Campo Grande nomeou 43 servidores, segundo divulgado no Diário Oficial do …