Conheça o calendário de eventos-teste para os Jogos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou nesta quarta-feira (18.3) o calendário completo dos eventos-teste. De julho deste ano até maio de 2016, serão 44 competições esportivas — 34 olímpicas, seis paraolímpicas e quatro mistas — com a participação de mais de 7.800 atletas.

As provas e campeonatos realizados no Rio de Janeiro servirão como oportunidade para testar as áreas de competição, sistema de resultados, além de integrar os organizadores e treinar as equipes que trabalharão nas instalações. A estimativa é de que 16 mil voluntários participarão da operação dos eventos.

“Trabalhamos em parceria com as federações internacionais para desenvolver um calendário de eventos-teste que nos oferecesse as melhores oportunidades de realizar testes vitais na preparação para os Jogos. Assim como os atletas, o Comitê Organizador está treinando e ganhando experiência, com o objetivo de atingir seu ponto mais alto entre agosto e setembro de 2016”, afirma diretor-executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães.

As competições serão realizadas pelo próprio Comitê — Aquece Rio — ou pelas federações internacionais e confederações brasileiras das modalidades. No segundo caso, o Rio 2016 aproveitará os torneios para realizar testes em operações específicas.

Além disso, alguns eventos-teste servirão ainda para classificar atletas para os Jogos do Rio 2016, casos de ginástica e triatlo. Para badminton, tiro esportivo e atletismo, as competições servirão para somar pontos ou atingir marcas para os Jogos.

Em relação aos ingressos, ainda haverá uma definição, já que algumas competições não serão abertas ao público. Outras, como triatlo, vela, maratonas aquáticas e ciclismo de estrada, disputadas ao ar livre, poderão ser acompanhadas de graça.

O primeiro evento-teste que chega ao Rio de Janeiro em 2015 será a Fase Final da Liga Mundial de Vôlei, de 14 a 19 de julho, no Maracanãzinho. Vale lembrar que a primeira competição realizada como evento-teste foi a Regata Internacional de Vela, em agosto de 2014, na Baía de Guanabara.

Confira também

Vasco apresenta balanço financeiro e anuncia dívida superior a R$ 800 milhões

Em evento inédito no clube, o Vasco realizou uma coletiva – em forma on-line – …