Centro-Dia passa a atender usuários com dignidade em Campo Grande

A primeira-dama de Campo Grande, Andréia Olarte, ao participar de recente comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência de Campo Grande (Centro-Dia), emocionou-se ao ouvir dos usuários que querem mudar o nome da instituição para “Casa do Amor”.

Uma das primeiras ações de Andréia Olarte como primeira-dama foi visitar o Centro-Dia. Para sua surpresa, encontrou na época a unidade fechada. O local sequer tinha placa de identificação. Assim que conseguiu ter acesso ao lugar, deparou-se com equipamentos encaixotados.

Depois de verificar in loco a grave situação, Andréia tomou providências para que o Centro-Dia abrisse suas portas o mais rápido possível para atender as pessoas com deficiência e em situação de dependências.

Como resultado das medidas tomadas, a Prefeitura conseguiu inaugurar o 1º Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência de Campo Grande em agosto de 2014. Mediante as parcerias dos governos federal e estadual, a unidade dotou-se de estrutura para atender até 50 pessoas com diferentes tipos de deficiências, seja ela auditiva, intelectual, visual ou física, bem como àquelas em situação de dependência que se encontram em vulnerabilidade social e/ou risco por violação de direitos por parte de suas famílias ou cuidadores.

O objetivo do serviço é proporcionar convívio comunitário, desenvolver atividades que estimulem a autonomia da pessoa com deficiência, fortalecimento de vínculos pessoais e inclusão social, apoio e orientação aos cuidadores (sejam familiares ou não) com vistas a favorecer a autonomia da pessoa cuidada e do cuidador/familiar. A unidade possui dois veículos adaptados, com cinco lugares cada, para o transporte dos necessitados.

O Centro-Dia oferta serviços especializados e continuados para pessoas com deficiência. O atendimento no Centro-dia inclui acompanhamento e assessoramento em todas as atividades da vida diária, como o apoio na administração de medicamentos indicados por via oral e de uso externo, prescrito por profissionais, a ingestão assistida de alimentos, além da higiene e cuidados pessoais.

Neste serviço também são prestados orientação e apoio, inclusive no domicílio, aos cuidadores familiares, incentivando a autonomia da pessoa com deficiência e de seu cuidador familiar e também a inclusão social dos mesmos.

Os atendidos contam ainda com ações preventivas de acidentes, atividades recreativas e ocupacionais de acordo com as possibilidades, colaboração nas práticas indicadas por profissionais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais, dentre outros). Como, ainda, a difusão de ações de promoção de saúde e inclusão social, acompanhamento nos deslocamentos e locomoção do seu cotidiano, orientação às famílias sobre cuidados, dentre outras atividades.

Agradecimentos especiais

Durante sua visita ao Centro-Dia, a primeira-dama recebeu agradecimentos emocionados de Rosineide Inácio Oliveira, por ter onde deixar seu filho João Carlos da Silva, de 19 anos, durante todo o dia. “Se não fosse esse apoio, eu não teria como trabalhar. Deixo meu filho aqui antes mesmo do horário estabelecido, quando sou recebida com muito carinho”, manifestou.

No local, os usuários cultivam uma horta, aproveitando a produção para o preparo das refeições.

Alguns usuários sugeriram que o Centro-Dia passe a se chamar Casa do Amor. “Ouvir isso foi gratificante demais!”, declarou Andréia, acrescentando que “é por isso, que faça chuva ou sol, sempre estarei lutando por àqueles que mais precisam. No decorrer da visita, oramos com todos os presentes, levando nossa mensagem de fé, otimismo e amor”.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi servido almoço e deliciosas sobremesas aos usuários e suas famílias.

A primeira-dama deu os parabéns à coordenadora do Centro-Dia, Maiza dos Reis, e toda sua equipe pela dedicação e amor ao trabalho de acolhimento.

Confira também

Servidores começam dezembro com salário na conta; 2ª parcela do 13° será paga dia 10

Os servidores públicos estaduais começam dezembro com salário na conta, já no 1° dia útil …