Atletas da ginástica rítmica buscam vaga na seleção de conjunto, em Aracaju

Algumas das atletas mais talentosas da ginástica rítmica brasileira estarão reunidas em Aracaju até sábado (7.3) em busca de uma vaga na seleção de conjunto. Após a seletiva, será definido o grupo que irá trabalhar para as próximas competições deste ciclo, como os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O objetivo é compor uma equipe a mais coesa possível para dar sequência a todas conquistas e evolução que o conjunto tem tido nos últimos anos.

As selecionadas se juntarão ao grupo formado por Beatriz Pomini Francisco, Débora Falda, Francielly Machado Pereira, Gabrielle Silva, Mayra Gmach – beneficiadas do Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte – e também Gabriela Paixão Ribeiro, Isadora Magalhães Silva, e Rafaela Costa.

“Teremos a presença de oito atletas. Estamos buscando ginastas que querem e sonham de corpo e alma fazer parte de uma seleção nacional. Entendemos que estamos em um momento único e que somente talento ou experiência não é o suficiente. A vontade e o brilho nos olhos tem que ser maior”, destacou a técnica da seleção brasileira de conjunto, Camila Ferezin.

As atletas da seleção ficam concentradas durante todo o ano em Aracaju, onde está localizado o Centro Nacional de Treinamento da modalidade. Durante os três dias serão feitas avaliações médicas, treinos físicos e técnicos e avaliações de balé clássico.

A seleção de conjunto de ginástica rítmica tem garantido resultados melhores a cada ano. Somente em 2014, chegou à final dos cinco pares de maças no Internationaux de Thiais, na França, foi a quarta melhor por equipe e esteve em duas finais por aparelhos na Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria. Participou também pela primeira vez de uma etapa de Copa do Mundo da categoria A, em Sttutgart, na Alemanha, do Pré-Pan e do Mundial, entre outros. “Foi um ano que tivemos a alegria de conquistar as três medalhas de ouro disputadas no conjunto no Pré-Pan em Toronto, mas não conseguimos atingir nossa meta no Campeonato Mundial. Trabalhamos duro para estar entre os dez primeiros conjuntos, porém, tivemos falhas e finalizamos em 15º lugar”, disse a treinadora.

Para a seletiva, foram convidadas as atletas Ana Paula Ribeiro (Assomes/COES-ES), Gabriela Nunes (ADIEE-SC), Giovana Oliveira (Sadia-PR), Jéssica Maier (Associação de GR de Blumenau-SC), Júlia Brum (ADIEE-SC), Morgana Gmach (Sadia-PR), Simone Luiz (Sadia-PR) e Thainá Ferroldi (Sadia-PR).

Confira também

Palmeiras e Flamengo decidem hoje Libertadores

Chegou o dia. Palmeiras e Flamengo decidem na tarde deste sábado quem será tricampeão da …