Assembleia Legislativa apoia Caravana da Saúde em Mato Grosso do Sul

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul atuará conjuntamente com o governo do Estado, os demais Poderes, prefeituras e entidades, nas ações de regionalização dos serviços em saúde, com a reestruturação da rede de assistência em 11 microrregiões do Estado. A parceria foi firmada durante a solenidade de lançamento da Caravana da Saúde, em Campo Grande. “Sabemos que a saúde é a principal demanda, o clamor primeiro da população e a Assembleia Legislativa estará junto com o governo nesta iniciativa, que tem como um de seus objetivos reduzir e até zerar a demanda por cirurgias eletivas no Estado, o que também vai fortalecer as regiões”, explicou o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB).

Discursando em nome dos 24 deputados estaduais, Mochi lembrou que os prefeitos enfrentam muitas dificuldades para garantir o mínimo atendimento em saúde, considerando o reduzido Orçamento próprio das cidades. “As contas não batem nos municípios e, também por isso, nós, deputados estaduais, estamos envidando esforços para reduzir custos e devolver parte do duodécimo ao governo do Estado, para que também aplique nas ações da saúde”, enfatizou. Participaram da solenidade os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM), Onevan de Matos (PSDB), Eduardo Rocha (PMDB), Marquinhos Trad (PMDB), Mara Caseiro (PTdoB), Beto Pereira (PDT), Barbosinha (PSB), Lidio Lopes (PEN), Antonieta Amorim (PMDB), Renato Câmara (PMDB), Professor Rinaldo (PSDB) e Grazielle Machado (PR).

O secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, ressaltou a importância da parceria com o Parlamento Estadual. “Nosso agradecimento aos deputados estaduais, que têm sido fundamentais na articulação regional para a implantação deste sistema”, afirmou. Segundo ele, 30 entidades parceiras também integram a Caravana da Saúde, que levará atendimento médico especializado ao interior do Estado, com cirurgias eletivas, exames laboratoriais e de imagem, entre outros serviços. A primeira ação será realizada dia 29 de março, em Coxim, região Norte.

“Temos que resolver a saúde, porque é a prioridade de todas as pessoas”, enfatizou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele informou que 18.800 pessoas aguardam por algum procedimento cirúrgico eletivo no Estado, sendo que, desse total, 9 mil estão esperando por uma cirurgia de catarata. Azambuja explicou ainda que a ação reúne esforços de entidades e do Poder Público e agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa. “Quero agradecer aos deputados porque tenho certeza que estão economizando para nos ajudar a atender às demandas do Estado, para ajudar a fortalecer a estrutura governamental”, disse. No total, 170 profissionais farão parte da Caravana da Saúde, que realizará os atendimentos em 14 ônibus adaptados. Serão oferecidas consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, além da aferição da pressão, exames de glicemia e de HIV. Haverá também palestras preventivas e as entidades parcerias disponibilizarão serviços diversos, como emissão de documentos.

Confira também

Câmara de Jardim aprova por unanimidade aumento de repasse para UTIs do Hospital Marechal Rondon

Em sessão extraordinária presidida pelo vereador Glaucio Cabreira (PSDB), realizada na manhã desta quinta-feira (17), …