Home / Estado / Alunos do Senai de MS encaminham protótipos ao Desafio da Inovação da Amanco

Alunos do Senai de MS encaminham protótipos ao Desafio da Inovação da Amanco

Os cinco alunos do Senai de Mato Grosso do Sul que tiveram seus projetos aprovados no Desafio da Inovação da Amanco e Senai Nacional enviaram os protótipos nesta semana para a sede da empresa em São Paulo (SP). Neste ano, os participantes tiveram de propor formas de conscientizar as pessoas para não desperdiçarem água durante banho, tendo em vista a crise hídrica apontada em alguns Estados.

Representam o Senai de Mato Grosso do Sul os alunos Rosilene Lopes da Silva (Campo Grande), Herisson Borgo Vila Nova Moreira (Corumbá), Erick Gonçalves Castro (Corumbá), Jean Carlos Nascimento Casanova (Corumbá) e Horácio H. Campelo (Três Lagoas). Rosilene da Silva, que trabalha como autônoma e fez o curso técnico em meio ambiente do Senai, desenvolveu um projeto sobre captação da água da chuva como forma de redução do consumo em toda a casa. “Estou bem surpresa por ter me destacado entre os finalistas, já que tem pessoas de vários Estados”, disse.

De Três Lagoas, a ideia do aluno do curso técnico de celulose e papel do Senai, Horácio H. Campelo, é captar a vazão da água de um orifício do chuveiro para saber a quantidade gasta durante o banho. “A água captada fica em um recipiente que tem indica volume de 10 a 100 litros. O impactante é saber o que seria possível fazer com aquela quantidade de água”, contou, explicando que o projeto foi criado exclusivamente para o desafio e pretende causar essa conscientização. “Sinto-me muito honrado em estar nesse grupo seleto”, declarou.

Já Herisson Borgo Vila Nova Moreira, 18 anos, que está no curso técnico em química do Senai de Corumbá, revela que o projeto surgiu de uma ideia simples em dezembro do ano passado, consistindo na montagem de uma válvula que controla a vasão de água em função do tempo de banho. “O projeto começou bem imaturo e fomos aprimorando a parte técnica em cima dessa ideia, que foi pensada para atender ao critério do desafio”, comentou.

Erick Gonçalves Castro, 35 anos, que faz o curso de química do Senai de Corumbá, elaborou o protótipo de uma espécie de caixa de água auxiliar para ser acoplada ao chuveiro e assim o banhista controlar a saída de água durante o banho. “Existe um mecanismo semelhante ao da descarga para controlar a saída de água, que é liberada em estágios”, detalhou, completando que é interessante, mesmo sendo da área de química, poder pensar em alguma solução para economizar água.

Outro representante do Senai de Corumbá é o aluno do curso técnico em química, Jean Carlos Nascimento Casanova, que pensou e prototipou um filtro para ser acoplado ao ralo do chuveiro e, que, por meio de um sistema com bombeamento, filtra a água usada no banho e a envia para uma outra caixa de água. “Aí a pessoa poderia reutilizar essa água para várias coisas dentro de casa”, explicou.

Desafio

O Desafio da Inovação Amanco e Senai Nacional trata-se de um concurso de inovação realizado entre os alunos do Senai de todo o País em que os participantes são convidados a apresentar soluções para um determinado problema. Segundo a assessora de relacionamento com o mercado do Senai do Estado, Ilana Alencar, a participação dos alunos é uma forma de estimular a criatividade, inovação, bem como a solução das problemáticas cotidianas discutidas em sala de aula, alinhando o conhecimento com a necessidade da indústria.

Ela lembra ainda da parceria com a Amanco desde 2002 em todos os Estados do Brasil e, regionalmente, fortaleceu-se em 2010, contabilizando mais de 1.300 capacitações neste período. “Já foram realizados cursos de instalador hidráulico sem custo nenhum para o aluno, oferecendo uma oportunidade de ingressar no mercado da construção civil. Além disso, outras ações foram desenvolvidas como a participação da empresa no Mundo Senai e Olímpiada do Conhecimento”, afirmou, detalhando que o 1° lugar ganhará um iPad e uma visita à fábrica da Amanco em Joinville (SC), onde terá a oportunidade de conhecer a área de engenharia, enquanto o 2° e 3° lugares também ganharão a visita à fábrica de Joinville.

Confira também

Pauta de combustível terá alta no domingo

Após intervalo de quinze dias, a pauta fiscal dos combustíveis volta a ter reajuste a …