Agência Fluvial completa 96 anos de instalação em Porto Murtinho

Atenta as perspectivas de futuro da fronteira oeste do estado, devido ao grande potencial estratégico, econômico e de salvaguardar a soberania Nacional dos rios Apa e Paraguai, a Marinha resolveu instalar no dia 12 de março de 1919 , sobre as terras pantaneiras, uma unidade avançada a fim de atender aos anseios da comunidade náutica da região. O acerto dessa decisão se ratificou quando então a unidade foi elevada à categoria de Capitania e depois à de Agência Fluvial.

Para marcar a data de instalação da Marinha do Brasil em terras murtinhense, o comandante da agencia, o capitão-tenente Alexandre Brandão da Silva organizou uma pequena e significante cerimônia na quinta-feira, 12, com os 11 efetivos e seus familiares nas dependências da unidade. Naquele evento os militares e seus familiares cantaram os tradicional “parabéns a você” com direito a bolo de aniversário e salgados.

Ao longo dos anos a área de atuação foi aumentando e a agência passou a abraçar 39 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, na jurisdição correspondida a Marinha presta serviços de emissão de documentos, regularização de embarcações, proferem palestras a respeitos das regras náuticas, patrulhamento e fiscalização nos rios compartilhados como o Apa e Paraguay.

Em seu discurso naquele ato o capitão Brandão fez agradecimento justo e merecido àqueles que, no presente e no passado, contribuíram para o sucesso dos trabalhos desta Agência, que incansavelmente se dedicaram no desempenho de suas tarefas diárias, com total comprometimento, disciplina e espírito de sacrifício, a fim de prover resultados de excelência para a comunidade aquaviária, independentemente das dificuldades impostas.

Confira também

Contrato de quase R$ 80 mil para lavagem de veículos é considerado irregular pelo TCE-MS

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou a aplicação de multa …